Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/ibmedicina/www/wp-content/themes/ibmed/single.php on line 1
Tudo sobre a tendinopatia. - IBMED | IBMED >

Últimas notícias




20

fev

Tendinopatia é uma lesão causada por sobrecarga ou esforço repetitivo que acomete um ou mais tendões, acarretando em quadros de dor intensa, inflamação e até mesmo deformidade da estrutura óssea – quando se trata de um caso crônico. Os tendões são os responsáveis por unir músculos e ossos, portanto, a tendinite pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

Essa condição divide-se em três momentos: primeiro, onde acontece uma irritação no revestimento externo do tendão, conhecida como paratendinite. Depois, tem início a sua degeneração, o que o torna mais espesso. Ao final, o tendão fica enfraquecido e perde força, situação que pode levar à sua ruptura completa ou parcial.

Tanto fatores naturais quanto adquiridos podem ser responsáveis pelo aparecimento da alteração. Utilizar excessivamente o tendão, errar com frequência o treinamento, fumar e abusar de medicamentos compõem os adquiridos, enquanto os naturais compreendem a idade do paciente, suprimento vascular, flexibilidade e alguns outros.

Para evitar a tendinopatia, é preciso utilizar calçados adequados se o pé for plano e cavo, evitar sobrecarregar os tendões durante treinos e realizar avaliação ortopédica para analisar a pisada e possíveis irregularidades na parte mecânica.

Por fim, o tratamento do problema sempre é iniciado com métodos conservadores, como proteções, repouso, uso de gelo, compressão, elevação e anti-inflamatórios. Situações mais severas incluem período de imobilização e fisioterapia.

Caso deseje saber mais, converse com um especialista ou entre em contato com a IBmed.

Postado por:

IBMED

Categorias: Dicas de saúde.


Deixe seu
Comentário






Comentário enviado com sucesso!
Obrigado pelo seu comentário.

Houve um erro ao enviar seu comentário.