Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/ibmedicina/www/wp-content/themes/ibmed/single.php on line 1
Deformidades congênitas do pé: quando o tratamento cirúrgico é indicado? - IBMED | IBMED >

Últimas notícias




10

fev

Você notou que o seu bebê nasceu com os pezinhos virados para dentro?

Esse pode ser um quadro de pé torto congênito, uma má formação que acontece durante a gestação. O pé congênito não provoca dores no bebê, porém precisa ser tratado para evitar que a criança tenha dificuldades para andar.

O pé torto congênito pode ser hereditário ou não. E o diagnóstico precoce é importantíssimo pois quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores são os resultados.

Atualmente o tratamento de escolha é o método de Ponseti, que consiste na colocação de gessos semanais corrigindo a posição com pé. Após a correção completa da posição do pé, pode ou não ser necessária a tenotomia do Aquiles. Para completar o tratamento a criança deverá utilizar a órtese de Denis Brown até os 4 anos de idade.

Dependendo da gravidade do caso, podem ser necessários outros tipos de tratamentos, até mesmo cirúrgico. Por outro lado existem deformidades leves do pé que não são quadros de pé torto congênito, que acontecem por causa da posição do bebê dentro do útero e se corrigem sozinhos. Por isso é importantíssimo a avaliação de um ortopedista para fazer o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado e rápido. 

Você tem dúvidas sobre essa deformidade? Agende uma avaliação com o ortopedista.

Postado por:

summer

Categorias: Conheça a IBMEDDicas de saúde.


Deixe seu
Comentário






Comentário enviado com sucesso!
Obrigado pelo seu comentário.

Houve um erro ao enviar seu comentário.