Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/ibmedicina/www/wp-content/themes/ibmed/single.php on line 1
Pneumopediatra responde: é pneumonia ou gripe? Como identificar cada uma - IBMED | IBMED >

Últimas notícias




07

jul

Muitas vezes, é difícil distinguir uma pneumonia de uma gripe comum, especialmente em crianças. Ambas as condições podem apresentar sintomas similares, como febre, tosse e dificuldade respiratória. No entanto, é crucial fazer essa distinção para o tratamento correto.

A gripe é causada por um vírus e, geralmente, é autolimitada, significando que o corpo consegue combater a infecção sem necessidade de tratamento específico, além do repouso, hidratação e controle dos sintomas. Já a pneumonia, embora também possa ser causada por vírus, é muitas vezes uma infecção bacteriana que requer tratamento com antibióticos.

Há alguns sinais a se observar que podem indicar que se trata de uma pneumonia. Um dos mais notáveis é a persistência ou agravamento dos sintomas, mesmo após alguns dias de doença. Além disso, a dificuldade respiratória tende a ser mais acentuada e constante em casos de pneumonia, em vez de aparecer apenas durante os picos de febre, como geralmente ocorre na gripe.

Outro sintoma de alerta é a dor torácica, que pode estar presente em crianças maiores e adolescentes com pneumonia. A ausência de melhora mesmo após a administração de antitérmicos e analgésicos comuns também pode sugerir pneumonia.

Em caso de dúvidas ou preocupações, é fundamental procurar a orientação de um profissional de saúde, como um pneumopediatra. Na IBMED, contamos com especialistas prontos para atender e auxiliar no diagnóstico e tratamento adequados para cada caso. Lembre-se, sua saúde e a de seus filhos são nossa prioridade. 

Postado por:

summer

Categorias: Dicas de saúde.


Deixe seu
Comentário






Comentário enviado com sucesso!
Obrigado pelo seu comentário.

Houve um erro ao enviar seu comentário.